Sobre a Fantr

Imagem institucional

Nossa história

Em 1989, a Composite é criada inspirada pela visão e pelo alto espírito empreendedor de seus fundadores, jovens engenheiros, graduados nas melhores escolas do país, de relevância e reconhecimento mundial. Esse grupo de talentosos profissionais, munidos de suas competências em eletrônica, infraestrutura, aerodinâmica, materiais compósitos e processos industriais inovadores, rapidamente se estabelecem como parceiro estratégico para as indústrias que demandam soluções de alto conteúdo tecnológico em seus produtos. Tais competências se mostram determinantes no sucesso junto à indústria aeronáutica, indústria aeroespacial, indústria petroquímica e na emergente indústria de energias renováveis, mais especificamente de energia eólica.


A consequência da união do conhecimento com os tão relevantes relacionamentos levam ao desenvolvimento de produtos inovadores para tais indústrias. Dentre os muitos produtos desenvolvidos na época, merecem destaque: pás para turbinas eólicas, ventiladores para torres de resfriamento, elementos para fuselagem de aeronaves, motores de foguete para lançamento de satélites, tanques para estocagem de fluidos ácidos e softwares de sistemas para controle de tráfego em pedágios. É nessa época, também, que se consolida uma natural característica da empresa: a de manter relacionamentos com empresas fora do país, multinacionais e institutos de relevância Internacional. Apesar de ser uma empresa brasileira, sua atuação, conhecimento e relacionamento, entretanto, se torna de abrangência mundial.


Em 1995, em virtude da grande multidiversidade de conhecimentos, ramos industriais atendidos e o crescimento vertiginoso de determinadas atividades Industriais, os Fundadores iniciais resolvem concentrar suas áreas de conhecimento, criando diferentes empresas, podendo, assim, focar seus melhores atributos para cada oportunidade disponível. Dentre as novas empresas criadas, nasce a Tecsis – Tecnologia em Sistemas Avançados – com foco no desenvolvimento de pás e partes para turbinas eólicas e sistemas para ventilação industrial.


Inicialmente, uma das duas recém-criadas Unidades de Negócio da Tecsis, a DVI – Divisão de Ventilação Industrial – se concentra em atender as empresas usuárias e fabricantes de sistemas de resfriamento, mais conhecidas como torres de resfriamento, herança tecnológica da época da extinta Composite. É nesse momento que os atuais sócios administradores, bem como os principais diretores e gerentes técnicos e comerciais se juntam à empresa. Esse novo e bem-vindo grupo, inspirado nas soluções sempre inovadoras e de alta tecnologia, se aplica a identificar novas oportunidades. Grandes companhias como Petrobrás, Grupo Votorantim, Vale do Rio Doce e Ferbasa passam a ser atendidas pela Tecsis–DVI e a não depender mais de soluções importadas. São criados novos produtos para novos segmentos da indústria entre os quais podemos ressaltar: sistemas de ventilação para ventilação de túneis de mineração, rodovias, metrôs, hidroelétricas, sistemas para túneis de vento, elementos para aplicações com requisitos técnicos diferenciados, feitos em Kevlar e fibra de carbono, ventiladores para ambientes agressivos, corrosivos e ácidos, bem como a ampliação e pleno atendimento de todos os requisitos técnicos de ventiladores para sistemas de resfriamento, sejam estes ligados à eficiência energética ou voltados para os requisitos de baixa emissão de ruído.


Em 2013, face ao crescimento e sucesso de ambas as Unidades de Negócios, os líderes de ambas as Unidades resolvem seguir caminhos distintos face à impossibilidade de compartilhar plataformas de gestão que permitam manter o foco necessário para cada negócio, bem como destinar recursos tanto material como humano devido à característica de cada atividade. Surge, então, a FanTR, uma empresa independente com a proposta de continuar o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia em âmbito mundial. Todos os ativos intelectuais, materiais e humanos são transferidos para a FanTR, em novas e modernas instalações, em julho do mesmo ano.

Imagem institucional
Imagem institucional

O que fazemos

Desenvolvemos e fabricamos ventiladores axiais para sistemas de ventilação subterrânea, torres de resfriamento, air coolers e air cooled condensers.


Possuímos uma linha completa de produtos que atende os seguintes mercados: mineração, construção, túneis rodoviários, metrô, refinarias, papel e celulose, petroquímicas, termoelétricas, entre outros.

Imagem institucional
Imagem institucional

Além disso, temos uma equipe especializada de engenheiros capaz de desenvolver produtos customizados para qualquer aplicação relacionados à ventilação, assim como projetar sistemas completos de ventilação.


Criamos todos os produtos com tecnologia própria, 100% brasileira, obedecendo aos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade e desenvolvimento.

Política da Qualidade

Política da Qualidade

Ícone Produzir produtos com qualidade atendendo aos requisitos aplicáveis Produzir produtos com qualidade atendendo aos requisitos aplicáveis

Ícone Satisfazer integralmente seus clientes Satisfazer integralmente seus clientes

Ícone Manter e conquistar novos clientes Manter e conquistar novos clientes

Ícone Perseguir a melhoria contínua de nossos processos e produtos Perseguir a melhoria contínua de nossos processos e produtos

Presença da FanTR
no mundo


Imagem do globo de atuação da FanTR no mundo

Fique por dentro
das nossas novidades